Os impactos do coronavírus na moda

22 de Abril 2020

A moda é uma das áreas mais afetadas pela pandemia. Afinal, os hábitos de consumo mudaram em todo mundo devido à disseminação de Covid-19.

Nesse momento, as prioridades são produtos de higiene, alimentação e saúde. Além disso, com a necessidade de isolamento social, eventos têm sido cancelados ou adiados.

Esses são apenas alguns dos impactos do coronavírus na moda. Continue lendo e confira as expectativas e como podemos imaginar um cenário pós-pandemia.

Quais são os impactos do coronavírus na moda?

Em primeiro lugar, basta observarmos as alterações nos eventos do setor para começarmos a entender os impactos do coronavírus na moda. No final de fevereiro, a Itália realizou a Semana de Moda de Milão com desfiles a portas fechadas. Assim, as marcas transmitiram o evento em suas plataformas online, a fim de evitar aglomerações.

Logo depois, as transmissões online também foram alternativas para outras marcas em todo mundo. Por exemplo, À La Garçonne, de Alexandre Herchcovitch e Fabio Souza, em São Paulo.

Com o avanço da contaminação de Covid-19 em todo mundo e a declaração de pandemia, o isolamento social se tornou mais radical e os cancelamentos ou adiamentos dos eventos foram inevitáveis.

No Brasil, o maior evento de moda do país foi cancelado, o São Paulo Fashion Week, que aconteceria entre os dias 27 e 28 de abril. Por outro lado, o Veste Rio, que também estava previsto para abril, foi adiado para junho.

Em termos financeiros, pesquisas preveem perdas de 40 bilhões de euros neste ano de 2020. Segundo os especialistas, o impacto maior será no mercado de luxo. Afinal, as pessoas estão circulando menos em shoppings, as coleções e os desfiles das maiores marcas do mercado estão sendo cancelados ou adiados e o consumo será reduzido.

Nesse sentido econômico, os profissionais da área projetam uma futura preferência por lojas de ruas e ateliês, pois estes espaços permitem maior circulação de ar, bem como menos pessoas transitando ao mesmo tempo. Além de proporcionarem preços mais baixos em comparação às grandes lojas.

Máscaras com estilo

Os impactos do coronavírus na moda vão muito além! Por exemplo, devido ao avanço do contágio, o uso de máscara caseira passou a ser indicado pelas organizações de Saúde.

Assim, a máscara virou um acessório e já vemos designers produzindo linhas exclusivas e personalizadas, bem como modelos adotando ao novo look. Apenas para ilustrar, nesse meio tempo, a top model Bella Hadid publicou fotos no seu Instagram usando máscaras.

Portanto, podemos imaginar uma transformação radical no mercado, o que também pode representar novas oportunidades a serem exploradas.

Transformação digital

Os impactos do coronavírus na moda também refletem na forma como as marcas se comunicam com seus clientes. Além de maior adoção a plataformas de vídeo e publicações sociais em formato de vídeo ao vivo (lives), o volume de compras online também tende a crescer.

Agora, estilistas, lojistas e demais profissionais do mercado tem buscado o atendimento por aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Messenger, por exemplo.

Vendas pelas redes sociais também são formas de reduzir os impactos financeiros. Reforça-se, nesse momento, a necessidade de ter um site bem estruturado e preparado para vendas online (e-commerce).

Desse modo, a transformação digital deve ser uma das grandes tendências na indústria da moda.

Limpeza nunca sai de moda

Os impactos do coronavírus na moda já são facilmente perceptíveis. Este ano, alguns dos eventos tradicionais foram cancelados. O consumo está mudando e a moda precisa transmitir um novo significado.

Para isso, talvez seja necessário pensar em formas de incluir os novos acessórios, como máscaras e protetores faciais, nas coleções futuras. Assim, trazer um estilo próprio para tornar este momento mais personalizado e positivo.

Seja como for, as roupas e acessórios sempre vão demandar cuidados especiais. Sobretudo, quando falamos em roupas finas e peças feitas sob demanda. Mais do que nunca, o consumidor zelará pelos seus investimentos. Perder uma de suas roupas preferidas não será opção!

Portanto, será ainda mais essencial um serviço especializado para limpeza do vestuário. Se você quiser saber mais sobre nossas soluções de limpeza de roupas finas, fale conosco pelo site ou pelo nosso WhatsApp.



COMPARTILHAR